O cenário pantaneiro é único no mundo, mas não deve ser confundido com pântano, como o nome sugere. Trata-se de uma incrível mistura de ecossistemas, sujeito as inundações periódicas, que abriga paisagens distintas, como campos, campos inundáveis, brejos e matas, com influências da floresta amazônica, do cerrado e do chaco.
Sua principal característica é ser totalmente dependente das águas e regido pelo fenômeno das cheias e das secas, que movimentam a vida na região. As enchentes no Pantanal são ocasionadas pelas intensas chuvas que ocorrem nas cabeceiras dos rios Paraguai, Taquari, Cuiabá, São Lourenço, Miranda, Aquidauana, Negro e outros. A drenagem é feita pelo rio Paraguai, único escoadouro, o qual, com volume muito aumentado, atua como barragem, represando a água na planície por aproximadamente 06 meses.
Todos os anos, o ciclo de inundação no Pantanal se repete. Normalmente, as chuvas começam no mês de novembro, intensificando-se nos meses de dezembro a fevereiro. As águas atingem seu nível máximo entre os meses de maio e julho, transformando a grande planície pantaneira num mar de água doce. A época e o tamanho das enchentes no pantanal variam de ano para ano. A mudança climática mundial também está afetando clima no Pantanal, pois o perído de enchentes não é mais regular como há 20 anos atrás era!
Além de ser composto por um grande mosaico de diferentes tipos de vegetação, o Pantanal pode ser considerado um conjunto de pantanais distintos, relacionados às suas diversas sub-regiões ou bacias hidrográficas. As sub-regiões do Pantanal são chamadas localmente por nomes próprios: Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço, Paraguai, Paiaguás, Nhecolândia, Abobral, Aquidauana, Miranda, Nabileque e Porto Murtinho.
A região do Pantanal apresenta clima tropical quente e úmido, com temperaturas médias anuais em torno de 25°C. O verão é quente e úmido e a temperatura pode chegar até 41°C, e o inverno é frio e seco com temperatura mínima de até 0°C.
O Pantanal é um paraíso para amantes da natureza, observadores e fotógrafos de aves e outros animais, pois já foram catalogadas cerca de 230 espécies de peixes, 650 tipos de aves, 80 espécies de mamíferos e 50 de répteis.
Nos últimos anos o Pantanal vem ganhando cada vez mais destaque dentre os melhores destinos de ecoturismo do Brasil e do mundo. Atualmente são muitas as opções de hotéis-fazendas, pousadas e hotéis no pantanal, que disponibilizam aos vistantes alimentação, bom atendimento e várias opções de passeios no Pantanal.
Dentre os principais passeios no Pantanal, destacamos: a pescaria de piranhas, as caminhadas ecológicas, passeios de barco, passeios de canoa, focagem de jacarés e outros animais de hábitos noturnos, cavalgada, safári fotográfico, pescaria esportiva e a experiência de vivenciar a vida em uma fazenda no Pantanal.
A Eco Adventures Travel disponibiliza diversos tipos de pacotes de viagens para o Pantanal, para os mais variados tipos de pessoas. Temos pacotes econômicos para o Pantanal, pacotes para observadores de pássaros, pacotes para aquelas pessoas que querem curtir a natureza sem perder o conforto de suas casas, pacotes de pesca no Pantanal, pacotes para camping no Pantanal e muitos outros.
Entre em contato conosco e solicite já o orçamento de um de nossos pacotes de turismo para o Pantanal.
Caso você não encontre em nosso website o programa que deseja, é só nos dizer o que deseja que organizaremos um pacote de viagem personalizado para o Pantanal, de acordo com as suas necessidades.
O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Sua área é de aproximadamente 230 mil km² abrangendo o extremo Oeste do Brasil e parte do Paraguai e da Bolívia. No Brasil, ocupa uma área de 138.183 km², com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso.
No Mato Grosso do Sul, o principal acesso ao Pantanal é por Campo Grande, através da BR 262 que liga a capital do estado a cidade de Corumbá.
Dependendo da região do Pantanal é possível chegar com carro de passeio, porém em determinadas épocas do ano somente com carro 4×4 ou avião.
Sempre é bom consultar alguém especialista em organização de viagens para o Pantanal para se certificar de como estão as condições ambientais, se está tudo alagado ou se está muito seco, se tem muito pernilongo…
Não pode faltar na bagagem: protetor solar, repelente de insetos, calça comprida, camisa de manga longa, roupas leves, bermuda, camisetas, boné ou chapéu, tênis ou bota de caminhada, chinelo, roupa de banho, câmera fotográfica e medicamentos de uso pessoal.
Compartilhar