Refúgio Ecológico Caiman

A melhor estrutura de ecoturismo no Pantanal! Conforto, ótimo atendimento e natureza preservada em um só lugar.

Venha conhecer o Pantanal em grande estilo, visite a pioneira em ecoturismo no Pantanal Sul e conheça os vários projetos de conservação que são desenvolvidos no Refúgio Ecológico Caiman.

Apresentação

Venha conhecer o Pantanal em grande estilo, visite a pioneira em ecoturismo no Pantanal Sul e conheça os vários projetos de conservação que são desenvolvidos no Refúgio Ecológico Caiman.

Quando nem se sabia ao certo definir Ecoturismo, o Refúgio Ecológico Caiman (REC) iniciou suas atividades.  Nestes mais de 20 anos de existência o ecoturismo tem ajudado o REC, especificamente, e o Pantanal como um todo, a encontrar nessa atividade mais uma opção para conservar o Pantanal e ao mesmo tempo desenvolvê-lo.

A Pousada Caiman foi criada em 1985, como a primeira operação de ecoturismo no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Desde então, tem por objetivo criar e oferecer aos viajantes uma base para a integração com a natureza e a cultura pantaneiras, sempre visando a excelência nos serviços de hospedagem e gastronomia.

É composta por duas pousadas – a Cordilheira e a Baiazinha – com operações totalmente independentes e separadas por 22 km de distância.  Ambas oferecem o mesmo contato com a fauna, flora e cultura pantaneira, bem como o mesmo padrão de serviço, com piscina, ar condicionado nos apartamentos, banheiros privativos com banho aquecido, fontes de corrente alternada de 110 volts, sala de estar com TV e DVD, bar e restaurante.

A Pousada Cordilheira se integra harmoniosamente à natureza pantaneira. De um lado, uma mata de cordilheira permite observar a fauna durante todo o dia. Do outro uma vazante, seca ou alagada conforme a estação, mostra aos viajantes o ciclo das águas da região. Recentemente reformada, a Cordilheira apresenta cinco suítes duplas (capacidade máxima 10 pessoas), decoradas ao estilo contemporâneo. Todas possuem quarto e sala de estar em ambientes separados, banheiro, lavabo e varanda, e podem acomodar até duas pessoas. Oferece aos visitantes extremo conforto e aconchego, com lençóis e toalhas de puro algodão, travesseiros de plumas e duchas aquecidas. Na área social, uma aconchegante sala de estar se integra a uma sala de jantar com 10 lugares. Na área externa, uma ampla sala de TV, DVD e jogos acolhe os visitantes nos intervalos entre os passeios. Um deck abriga a piscina e muitas espreguiçadeiras, abraçado pela amplidão da paisagem pantaneira.

A Pousada Baiazinha é uma casa em forma de pássaro, que se localiza às margens de uma baía permanente de águas claras. Possui seis apartamentos standard superior, situados nas asas do pássaro. Suas varandas, com vista para a baía e o poente, são um irresistível refúgio para assistir ao pôr do sol pantaneiro. Decorados ao estilo das fazendas tradicionais, os apartamentos acolhem os visitantes com mimos como lençóis de puro algodão, travesseiros de plumas e duchas aquecidas. O corpo do pássaro abriga a área social da pousada, que inclui sala de jantar com 12 lugares e uma ampla e aconchegante sala de estar com TV, DVD e telefone central. Na área externa, um deck abriga a piscina, espreguiçadeiras e um  agradável redário, emoldurados pela baía e a vasta paisagem do Pantanal.

O grande diferencial do Refúgio Ecológico Caiman em sua operação de ecoturismo, é a existência de guias naturalistas residentes. Vivendo no Pantanal no dia a dia, os guias possuem um conhecimento inigualável sobre a história natural do Pantanal, entendendo a dinâmica das estações e as características de cada uma delas. Os guias recebem treinamento contínuo em operação hoteleira, aspectos técnicos de biologia do Pantanal, técnicas de guiagem e interpretação ambiental.

As atividades do REC começam bem cedo na parte de manhã aproveitando o melhor momento do dia para se observar à fauna selvagem. Os passeios regulares são: caminhadas, focagem noturna, passeio de canoa canadense, safári fotográfico, passeio de bicicleta e cavalgada. Também existem outros passeios opcionais como: passeio de barco, lida de gado, atc. Todos os passeios são realizados com a presença de dois guias, um Caimaner e um Guia de Campo.

Com o objetivo principal de fazer com que seus visitantes tenham o melhor aproveitamento e entendimento do conceito do Refúgio Ecológico Caiman, foi criado Centro de Interpretação Ambiental Dra. Aracy Klabin, uma fascinante exposição fotográfica elaborada e desenvolvida pelo reconhecido fotógrafo e cinegrafista de natureza Haroldo Palo Jr., onde estão expostas informações socio-culturais do Pantanal, informações e imagens sobre a fauna e a flora pantaneira e muitas curiosidades.

CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

A RPPN Dona Aracy protege permanentemente 5,6 mil hectares de habitats naturais. Em 2004, o Refúgio Ecológico Caiman criou uma reserva natural que corresponde a mais de 10% de sua área: a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dona Aracy. Ela compreende uma área protegida de 5,6 mil hectares, escolhida com o auxílio de pesquisadores da Universidade de São Paulo. É cercada e isolada do gado, mas acessível aos visitantes. Nesta área está protegida uma grande diversidade de habitats, entre cerradões, campinas, carandazais, cerrado baixo, vazantes, corixos, capões e cordilheiras, onde encontram abrigo numerosas espécies da fauna e da flora pantaneiras.

O Refúgio Ecológico Caiman estimula a pesquisa e a conservação do Pantanal, apoiando diversos projetos de biologia e ecologia. Entre as atividades do Programa de Conservação da Natureza, O REC apóia e abriga em sua área diversos projetos de pesquisa e manejo de espécies, que visam a conservação da fauna, da flora e do meio ambiente pantaneiros. Além de visitar as bases dos projetos, os vistantes podem acompanhar de perto suas atividades.

PROJETO ARARA AZUL
Fundado em 1990, é coordenado pela bióloga Dra. Neiva Guedes, da UNIDERP. Tem por objetivo a coleta de dados sobre a arara azul grande, através do monitoramento de seus ninhos. 38% dos ninhos identificados se encontram na área do Refúgio Ecológico Caiman, onde pelo menos 50 novos indivíduos são gerados a cada ano. www.projetoararaazul.org.br/Arara

PROJETO PAPAGAIO VERDADEIRO
Fundado em 1997, é coordenado pela Zootecnista, Drª Gláucia Helena Fernandes Seixas, da Fundação Neotrópica do Brasil. Seu objetivo é gerar informações sobre a ecologia do papagaio-verdadeiro, visando sua conservação e dos ambientes onde vivem. Desde 2005, estuda outras espécies de psitacídeos no Refúgio Ecológico Caiman, como o príncipe-negro, periquitos e maitacas. www.fundacaoneotropica.org.br

PROJETO CAIMAN RECICLA
Além dos projetos de conservação da biodiversidade, o Refúgio Ecológico Caiman criou em 2007 o Projeto Caiman Recicla, que realiza coleta, separação e destinação correta do lixo reciclável e perigoso em toda a propriedade.

PROJETO ONÇAFARI
O Projeto Onçafari é um projeto de conservação que visa promover o ecoturismo no Pantanal através da habituação* de onças pintadas a veículos de safári fotográfico. O ecoturismo está sendo usado como uma ferramenta de conservação importante em muitos lugares ao redor do mundo, proporcionando uma importante fonte de renda tanto para proprietários rurais quanto para as comunidades locais, que passam a perceber a importância de se manter preservado o ecossistema onde vivem. O turismo de avistamento de animais faz com que as onças pintadas valham mais vivas do que mortas e que tanto proprietários de terra, comunidade e a natureza lucrem com isso.
*É importante frisar que “habituar” as onças não consiste em domesticá-las. Elas continuam totalmente selvagens, apenas deixam de enxergar os veículos como uma ameaça. http://www.wconservation.com/

Localização de Refúgio Ecológico Caiman

O Refúgio Ecológico Caiman se localiza no Pantanal Sul Matogrossense, em uma fazenda de 53 mil hectares a 236 km de Campo Grande, a capital do estado.

Acesso à Refúgio Ecológico Caiman

Além do acesso terrestre o Refúgio Ecológico Caiman oferece excelentes condições para receber aeronaves particulares, em pista de pouso própria e gramada, com 1400 m de extensão.

O acesso terrestre a partir de Campo Grande é via BR 262, que liga a capital a cidade de Miranda. No trevo de acesso a Miranda, vira-se a direita percorrendo mais 36 km de estrada de terra até a entrada da fazenda.

Acomodações

Pousada Baiazinha

A Pousada Baiazinha possui 6 apartamentos standard superior, todos equipados com: Ar condicionado; Ventilador de teto; Banheiro com banho aquecido; Varanda com vista para a baía.

A área social inclui: Sala de estar com TV, DVD e telefone central; Sala de jantar com 12 lugares; Piscina; Rede wireless de Internet.

Capacidade: 12 pessoas

Pousada Cordilheira

A Pousada Cordilheira possui 5 suítes duplas, todas equipadas com: Quarto e sala de estar; Banheiro com banho aquecido; Lavabo; Varanda; Ar condicionado e Ventilador de teto.

A área social inclui: Ampla sala de TV, DVD e jogos; Telefone central; Sala de jantar com 10 lugares; Piscina; Rede wireless de Internet; Frigobar.

Capacidade: 10 pessoas

Pacotes

Quero conhecer Refúgio Ecológico Caiman

Compartilhar

Facebook
WhatsApp
Telegram
E-mail