CONTATO:   +55 (67) 3356.4138   /   (67) 9.9902.2076     +55 (67) 9.9902.2073

Mato Grosso Brasil

Turismo Chapada dos Guimarães/ Mato Grosso
Se você quer curtir a natureza, tomar banho de cachoeira, fazer caminhadas em trilhas naturais e descansar, a Chapada dos Guimarães é um destino perfeito!

Turismo Chapada dos Guimarães/ Mato Grosso
Apresentação

A Chapada dos Guimarães é um município localizado no estado de Mato Grosso, distante 65km da capital do Estado, Cuiabá. O município possui uma área de aproximadamente 6.250 km², com relevo diferenciado por apresentar grandes encostas e escarpas de arenito vermelho que vão de 600 a mais de 850 metros de altitude, formando cânions e ruínas de diversas formas.

A cidade é pequena (cerda de 20 mil habitantes) e bem simples, mas muito acolhedora, com muitas lojinhas de artesanato, bons restaurantes, concentrados principalmente na praça central e várias opções de hospedagem.

O clima é tropical (quente semiúmido), com duas estações bem definidas: a das chuvas que vão de Outubro a Março e a da seca que vai de Abril a Setembro, quando ocorre a friagem, que é a inversão da massa polar sobre o continente, podendo provocar uma queda na temperatura, que normalmente varia de 12 a 25 graus. Devido à localização da cidade à beira dos paredões de arenito, o nevoeiro nas primeiras horas da manhã faz parte da atmosfera da Chapada em boa parte do ano.

Em ambas as estações é possível aproveitar os atrativos da cidade, mas cada uma com suas peculiaridades. Quem visita durante a estação seca, enfrenta dois problemas principais. Os rios e cachoeiras podem estar com o volume de água baixo. Além disto, nesta época, devido à falta de umidade, há risco de queimadas. Por outro lado, com o tempo firme é possível fazer todos os passeios, e com a falta de chuva a água fica bem clarinha e transparente. Já no período chuvoso, as cachoeiras ficam com um grande volume de água, porém a água pode ficar turva e com muitos galhos. Além disso, há risco de tromba d’água nos rios e cachoeiras. O lado positivo de visitar a região nesta época são as altas temperaturas, um incentivo a mais para aproveitar os rios e cachoeiras.

A altíssima biodiversidade da Chapada se nota facilmente na sua flora e fauna, pois abriga, além de grande extensão de Cerrado, podendo ser encontradas orquídeas, bromélias, ipês, canelas-de-Emas, jatobás, jacarandás, babaçús, buritis, perobas e diversas flores de tamanho, cor e forma. Além das flores, há várias árvores frutíferas, como o pequizeiro, o cajuzinho, araticum, mangabeira e até um fruto endêmico (encontrado apenas na Chapada).

Por conta da grande biodiversidade mais de 400 espécies de aves podem ser observadas na Chapada! As araras-vermelhas, que fazem seus ninhos nos paredões de arenito e sobrevoam a cidade todos os dias, encantam a todos e merecem o título de ave símbolo da cidade. Tanta diversidade atrai observadores de aves (birdwatchers), do mundo inteiro para contemplar essa riqueza, que vai desde o pequenino Beija-flor Topetinho Vermelho (que pesa 2 gramas) até a mais poderosa ave de rapina do mundo, o Gavião-Real. E juntam-se a eles o Beija-flor Chifre-de-ouro, Campaínha-azul, Udú-de-coroa-azul, Urubú-rei, Meia-lua-do-Cerrado, citando apenas alguns. A chapada também é lar do Tamanduá-bandeira, Macaco-da-noite, Lobo-guará, Coati, Anta, Onça-parda e até Jupará!  

Existem vários pontos turísticos na Chapada dos Guimarães, como por exemplo, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a uma natureza típica de cerrado, vegetação predominante na região. São 46 sítios arqueológicos; dois sítios paleontológicos; 59 nascentes; 487 cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; duas reservas estaduais; dois parques municipais; duas estradas-parque; 157 km de paredões; 42 imóveis tombados pelo Iphan; 38 espécies endêmicas.

A Chapada dos Guimarães já possui uma boa infraestrutura para o turismo e oferece várias opções de pousadas e hotéis. A maior parte das hospedagens se concentram na área central da cidade, mas para quem prefere um lugar mais reservado e próximo à natureza, há diversas opções mais afastadas do centro da cidade.

A região central da cidade abriga muitos restaurantes e lanchonetes. Eles servem desde comida típica a opões como pizza, tapiocas, crepes, sanduíches, comida japonesa, entre outras. Os pratos típicos são a base de peixe de água doce. O pintado, peixe comum da região, é muito utilizado nas receitas. Ele pode ser servido à milanesa, grelhado ou ensopado. O prato mais famoso com o pintado é o “mojica”, que nada mais é que um ensopado, feito com mandioca. Outro peixe muito comum é o pacu, servido principalmente frito e acompanhado de pirão e farofa de banana da terra.

O artesanato local é uma das referências na cidade, com vários artesãos locais que chegaram ou nasceram na cidade e, que ali, foram crescendo e vivendo do artesanato, que é exposto em praça pública de terça-feira a domingo para os moradores locais e visitantes.

Se você quer curtir a natureza, tomar banho de cachoeira, fazer caminhadas em trilhas naturais e descansar, a Chapada dos Guimarães é um destino perfeito!

Nós da Eco Adventures Travel temos parceria com pousadas das mais variadas categorias o que nos possibilita a organização de diversos tipos de pacotes de viagens para a CHAPADA DOS GUIMARÃES, inclusive conjugar com uma visita ao Pantanal Norte.

Consulte nossos roteiros de viagem para a Chapada, será um prazer para nós lhe ajudar a organizar suas férias neste maravilhoso destino turístico brasileiro.

Localização de Chapada dos Guimarães

A Chapada dos Guimarães está localizada a 65km de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, Brasil.

Acesso à Chapada dos Guimarães

Em nossos roteiros para a Chapada dos Guimarães já incluímos o transporte privativo a partir de Cuiabá. A viagem tem duração de aproximadamente 1 hora, variando de acordo com as condições da estrada.

Dicas de viagem

Recomendamos levar roupas leves, camisetas, bermudas, calçado firme no pé para caminhadas, e que possa ser molhado, capa de chuva (de outubro a maio), agasalho (sempre esfria à noite, principalmente de maio a setembro), uma pequena mochila para lanche e água durante as caminhadas, binóculos, máquinas fotográficas, um boné ou chapéu e medicamentos de uso pessoal.

Documentos exigidos

Não são exigidos documentos específicos e nem vacinas para visitar a Chapada dos Guimarães.

Quero conhecer Chapada dos Guimarães

 
 

Chapada dos Guimarães/ Mato Grosso
Pousadas e Hoteis - Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães Pousada Casa da Quineira

Pousada Casa da Quineira

Se você está em busca de conforto, qualidade de atendimento e contato com a natureza, com certeza a Pousada Casa da Quineira é a opção perfeita de hospedagem na Chapada dos Guimarães.
Confira a estrutura da Pousada Casa da Quineira e solicite já um orçamento de nossos pacotes para a Chapada dos Guimarães.
Detalhar

O nosso diferencial está na prestação de serviços personalizados com qualidade, preços justos e responsabilidade socioambiental. O principal objetivo da empresa é desenvolver roteiros ecológicos e culturais para pessoas interessadas em viajar sozinhas, com a família, amigos ou até mesmo em grupos. Atualmente somos uma operadora de turismo especializada em viagens de natureza e uma das únicas que oferecem roteiros personalizados de aventura para o pantanal. Possuímos toda a estrutura de camping e levamos nossos clientes aos pontos mais isolados, fora do circuito tradicional de passeios oferecidos pelas outras empresas! Com isso garantimos alta taxa de observação de animais e experiências inesquecíveis no Pantanal.

Fique ligado

Promoções de pacotes no seu e-mail. Assine já.

Siga-nos.

Eco Adventures Travel no Facebook