Turismo Morretes/ Paraná
Apresentação
Morretes foi fundada em 31 de outubro de 1733, com o nome de Povoado do Menino Deus dos Três Morretes. Passou à denominação atual, em 24 de maio de 1869, em razão de seu aspecto geográfico, que contempla pequenos morros que circundam a região.
A cidade apresenta paisagem natural de extrema beleza, com corredeiras, cascatas, rios, num rico ecossistema formado pela Mata Atlântica. Além da beleza deslumbrante da paisagem da Serra, a exploração turística e desportiva do Pico do Marumbi, das corredeiras do Rio Nhundiaquara, das trilhas e caminhos coloniais em meio à mata, com seus recantos repletos decascatas, tem uma forte potencialidade para atrair adeptos do montanhismo, da canoagem, campistas e amantes da natureza em geral.
Por outro lado, a beleza do casario colonial de Morretes, relativamente bem preservado, ao lado dos monumentos históricos e religiosos, atrai uma outra parcela de turistas em busca do pitoresco e da diferença cultural.
Devido à ameaça de extinção de várias espécies animais, como a onça pintada, o porco-do-mato, o tucano e o macaco-prego, e de espécies vegetais, como o palmito, muitas organizações não-governamentais atuam ativamente na região, onde belas bromélias e orquídeas podem ser admiradas ao longo dos caminhos.
Além da natureza, a gastronomia também é um atrativo da cidade, principalmente pelo seu prato típico, o famoso barreado. Mas nem só de barreado vive a cidade! Morretes tem restaurantes para todos os gostos, que vão do churrasco aos mais variados frutos do mar.
Morretes é o lar da famosa “cachaça morreteana”. Produzida até hoje em velhos alambiques e com uma qualidade sem igual. E pra acompanhar tudo isso, uma infinidade de opções como rapadura, melado, caldo de cana, balas de banana e a cultura do gengibre – Morretes era o principal exportador do país.
Localização de Morretes
Está localizada a 64 km de Curitiba, capital do Paraná. O trajeto é feito pela BR 277 em direção ao litoral do Estado. Entretanto, também se pode chegar a Morretes pela histórica e exuberante Estrada da Graciosa, cujo percurso é o mais curto para quem vem da cidade de São Paulo pela BR 116, 35 km à esquerda, antes da chegada a Curitiba.
Quero conhecer Morretes