Turismo Aquidauana/ Mato Grosso do Sul
Apresentação
Aquidauana mantém um história de civilizações. De acordo com estudos, localiza-se na área do município, as ruínas de Santiago de Xerez, cidade hispano – americana fundada no Século XVI, por Rui Guzman, considerado o povoado mais avançado da América Espanhola, sentido Oceano Atlântico. A cidade foi abandonada em 1632 com a chegada dos bandeirantes paulistas.
O município de Aquidauana, foi fundado em 1892, as margens do Rio Mondego, atual Rio Aquidauana, por um grupo de fazendeiros, dentre eles os Senhores Teodoro Rondon e Augusto Mascarenhas, considerados um dos fundadores da cidade. A opção pelo nome “Aquidauana” revela a influência da cultura indígena em várias regiões de Mato Grosso do Sul, que tem diversos municípios nominados com termos comuns a etnias indígenas. Segundo a toponímia Guaicuru o termo denomina rio estreito, fino. O nome “Aquidauana” aparece em mapas datados do século XVII, pelo menos 200 anos antes da fundação do povoado.
O clima subtropical da região, com média anual de 27°C, caracteriza dois momentos opostos. O período entre outubro e abril é marcado pelas cheias e temperaturas altas. Já de meados de julho a setembro, representam um período de seca, com ocorrência de geadas, e temperatura mais amena de, aproximadamente, 15°C.
A região possui uma rica hidrografia, como os rios Aquidauana, Taboco e Negro, pertencentes a Bacia do Alto Paraguai. O rio Aquidauna é o principal deles e cumpre importante papel ao atender a demanda das pequenas embarcações de fazendeiros da região que, nas épocas de cheia do Pantanal, não conseguem acesso aos caminhos necessários ao escoamento e trânsito.
Além de sua história, a cidade é a porta de entrada do Pantanal pelo lado sul, de onde saem estradas de terra para Tupaceretâ e Barra Mansa, para Cipolândia e Jacobina, pequenas cidades no interior do Pantanal. É possível conhecer a região e fazer passeios pelo centro histórico e pela zona rural que, possui exuberante natureza repleta de atrativos naturais, e as inúmeras fazendas da região repletas de baías, rios, lagos, e uma das maiores biodiversidades do planeta, o Pantanal.
Localização de Aquidauana
Localizada na região da Serra de Piraputanga e Maracaju, sendo um dos portões de entrada para o Pantanal Sul.
Está distante 139 km de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, 222 km de Bonito e 300 km de Corumbá.
Acesso à Aquidauana
É possível utilizar carro de passeio, ônibus regular de linha e aviões de pequeno porte na viagem até Aquidauana.
Via terrestre partindo de Campo Grande pela BR 262 em sentido Corumbá. Entrar a direta na rotatória sinalizada com o nome da cidade.
Também possível ir para Aquidauna sando de Bonito ou de Miranda.
Dicas de viagem
Antes de organizar sua viagem para o Pantanal entre em contato conosco e veja qual será a melhor época.
Quero conhecer Aquidauana