CONTATO:   +55 (67) 3356.4138   /   (67) 9.9902.2076     +55 (67) 9.9902.2073

Blog da Eco Adventures Travel

Cheia no Pantanal Sul - 2014

Cheia no Pantanal Sul - 2014

Este ano a cheia no Pantanal de Mato Grosso do Sul chegou atrasada, mas finalmente chegou!

A cheia no Pantanal é de fundamental importância para a renovação do ecossistema pantaneiro e influencia diretamente na reprodução dos peixes, aves, mamíferos, fauna e flora em geral. Percebemos que, nos anos em que não há grande volume de água nos rios da bacia pantaneira, os campos da planície não ficam inundados, os peixes não se reproduzem como deveriam, o que acaba refletindo na quandidade de peixes dos rios do Pantanal.

Quando os campos do pantanal ficam alagados, muitos peixes saem dos rios principais e vão para o campo se alimentar e se desenvolver. Quando a água começa a baixar e retornar para o rios (pelos corixos), os peixes também voltam, porém, muitos acabam ficando nas baías e lagoas que vão se formando a medida que a água vai baixando. Como as baías, lagoas e corixos estão repletos de peixes, uma grande quantidade de aves (garças, cabeça secas, tuiuiú, etc) migram para a região e muitas acabam se reproduzindo no Pantanal, proporcionando um espetáculo a parte, para quem visita a região nesta época do ano.

Nos anos em que não há enchente, notamos que, além de menos peixes, também há uma menor concentração de aves e de animais em geral no Pantanal.

Com a mudança climática global ocorrendo no mundo, aqui no Pantanal, também sentimos seus efeitos. Uma das mudanças que mais percebemos é o período de cheia e enchente que, tem variado muito nos últimos anos. Até 10 anos atrás, as chuvas começavam em novembro e em meados de dezembro o pantanal já estava enchendo e ficava alagado até Maio, quando então, as águas começavam a baixar lentamente, até que os campos ficassem secos novamente no incio de Agosto e o ciclo se fechava quando começavam as chuvas novamente em Novembro.

Nos últimos anos percebemos que as enchetes estão menores e iniciando mais tardiamente. Desta maneira, o período que sempre foi dito como o melhor para visitar o pantanal para observar a fauna (julho a outrubro), está mudando de ano para ano, de acordo com o regime de cheias que, não é mais regular como a 10 - 12 anos atrás.

Antes marcar sua viagem para o Pantanal, fale com as pessoas e empresas especializadas na organização de viagens pela região e descubra como estão as condições climáticas no período que você está querendo visitar o Pantanal.

O nosso diferencial está na prestação de serviços personalizados com qualidade, preços justos e responsabilidade socioambiental. O principal objetivo da empresa é desenvolver roteiros ecológicos e culturais para pessoas interessadas em viajar sozinhas, com a família, amigos ou até mesmo em grupos. Atualmente somos uma operadora de turismo especializada em viagens de natureza e uma das únicas que oferecem roteiros personalizados de aventura para o pantanal. Possuímos toda a estrutura de camping e levamos nossos clientes aos pontos mais isolados, fora do circuito tradicional de passeios oferecidos pelas outras empresas! Com isso garantimos alta taxa de observação de animais e experiências inesquecíveis no Pantanal.

Fique ligado

Promoções de pacotes no seu e-mail. Assine já.

Siga-nos.

Eco Adventures Travel no Facebook