Apresentação
Criado pelo decreto federal no. 1035 de 10 de janeiro de 1939, sua superfície total abrange do lado brasileiro uma área de 185.262,5 hectares, com um perímetro de aproximadamente 420 km, dos quais 300 km são limites naturais representados por cursos d'água, sendo que lados brasileiro e argentino têm, juntos, aproximadamente 225 mil hectares. Nele, o maior espetáculo são as Cataratas do Iguaçu. Formando um semicírculo com 2700 metros de largura, as quedas enchem os olhos dos visitantes, pela espuma d'água que cai de uma altura de até 72 metros nos saltos existentes entre o Brasil e a Argentina.
A Flora do Parque Nacional do Iguaçu tem uma diversidade espantosa. São milhares de espécies que se condensam na Flora Pluvial Subtropical. Nas trilhas, o visitante encontrará tranqüilidade, ar e muita bioenergia, proporcionadas pela mata densa, formada por árvores de grande porte, como as figueiras bravas, imbuias, canelas, pau marfim, jerivás e palmitos.
O interior do Parque Nacional do Iguaçu é um mundo a ser descoberto. Sua fauna é um espetáculo à parte que se revela na riqueza de espécies. A cada dia novas espécies são encontradas. No que se refere à diversidade biológica, foram identificadas até o momento 257 espécies de borboletas, 18 espécies de peixes, 12 espécies de anfíbios, 41 espécies de serpentes, 8 de lagartos, 3 de quelônios, 348 de aves e 45 de mamíferos.
Dentro do Parque podem ser realizadas diversas atividades, tais como: Trilha do Poço Preto, Macuco Safari, Rafting, Trilha das Bananeiras, Arvorismo, Rapel e as trilhas das Cataratas.
Localização de Parque Nacional do Iguaçu
Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil
Reserva Parque Nacional do Iguaçu