Apresentação
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá é umas das maiores reservas de área inundada do mundo, com 1,1 milhões de hectares, com até 80 quilômetros de floresta alagada. É a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável brasileira, criada por decreto do Governo do Amazonas, em 1996. A proposta de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável é conciliar a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento sustentável numa unidade habitada também por populações humanas.
A reserva Mamirauá está localizada a cerca de 600 km a oeste de Manaus, na região do curso médio do rio Solimões. Abrange uma área de 1.124.000 hectares, que passa pelos municípios de Uarini, Fonte Boa e Maraã. Outros importantes municípios amazonenses situam-se em sua área de influência como Jutaí, Alvarães e Tefé, o principal centro urbano da região. É em Tefé que fica a sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que partilha com o Governo do Amazonas a gestão das Reservas Mamirauá e Amanã.
O nome Mamirauá vem do lago localizado no coração da reserva e seu significado mais aceito é filhote de peixe-boi. Trata-se de um lugar singular: um complexo ecossistema de lagos, lagoas, ilhas, restingas, chavascais, paranás e muitas outras formações, que permanece de 7 a 15 metros debaixo d'água por seis meses no ano.
Na reserva já foram catalogadas mais de 300 espécies de peixes, incluindo os ornamentais como o acará disco. Lá também vivem cerca de 400 espécies de aves e pelo menos 45 espécies de mamíferos. Dentre outros animais protegidos o mais conhecido o macaco uacari branco (cacajao calvus) que só pode ser encontrado naquela região de várzea. A reserva possui importantes madeiras tropicais e nas suas várzeas crescem samaumeiras e assacus, árvores que podem atingir até 40 metros de altura.
Localização de Reserva de Mamirauá
A reserva Mamirauá está localizada a cerca de 600 km a oeste de Manaus, na região do curso médio do rio Solimões.
Acesso à Reserva de Mamirauá
O acesso à reserva se dá por Tefé, que recebe voos regulares praticamente todos os dias da semana e barcos rápidos ou convencionais mais de uma vez por dia. A cidade de Tefé dista menos de 30 km da extremidade sudoeste da Reserva Mamirauá. Como a reserva é toda circundada por corpos d'água, as vias de acesso são muitas e amplas.
Reserva Reserva de Mamirauá