CONTATO:   +55 (67) 3356.4138   /   (67) 9.9902.2076     +55 (67) 9.9902.2073

Reserva de Mamirauá
Umas das maiores reservas de área inundada do mundo!


Apresentação

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá  é umas das maiores reservas de área inundada do mundo, com 1,1 milhões de hectares, com até 80 quilômetros de floresta alagada. É a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável brasileira, criada por decreto do Governo do Amazonas, em 1996. A proposta de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável é conciliar a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento sustentável numa unidade habitada também por populações humanas.

A reserva Mamirauá está localizada a cerca de 600 km a oeste de Manaus, na região do curso médio do rio Solimões. Abrange uma área de 1.124.000 hectares, que passa pelos municípios de Uarini, Fonte Boa e Maraã. Outros importantes municípios amazonenses situam-se em sua área de influência como Jutaí, Alvarães e Tefé, o principal centro urbano da região. É em Tefé que fica a sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que partilha com o Governo do Amazonas a gestão das Reservas Mamirauá e Amanã.

O nome Mamirauá vem do lago localizado no coração da reserva e seu significado mais aceito é filhote de peixe-boi. Trata-se de um lugar singular: um complexo ecossistema de lagos, lagoas, ilhas, restingas, chavascais, paranás e muitas outras formações, que permanece de 7 a 15 metros debaixo d'água por seis meses no ano.

Na reserva já foram catalogadas mais de 300 espécies de peixes, incluindo os ornamentais como o acará disco. Lá também vivem cerca de 400 espécies de aves e pelo menos 45 espécies de mamíferos. Dentre outros animais protegidos o mais conhecido o macaco uacari branco (cacajao calvus) que só pode ser encontrado naquela região de várzea. A reserva possui importantes madeiras tropicais e nas suas várzeas crescem samaumeiras e assacus, árvores que podem atingir até 40 metros de altura.

Localização de Reserva de Mamirauá

A reserva Mamirauá está localizada a cerca de 600 km a oeste de Manaus, na região do curso médio do rio Solimões.

Acesso à Reserva de Mamirauá

O acesso à reserva se dá por Tefé, que recebe voos regulares praticamente todos os dias da semana e barcos rápidos ou convencionais mais de uma vez por dia. A cidade de Tefé dista menos de 30 km da extremidade sudoeste da Reserva Mamirauá. Como a reserva é toda circundada por corpos d'água, as vias de acesso são muitas e amplas.

Reserva Reserva de Mamirauá

 
 

O nosso diferencial está na prestação de serviços personalizados com qualidade, preços justos e responsabilidade socioambiental. O principal objetivo da empresa é desenvolver roteiros ecológicos e culturais para pessoas interessadas em viajar sozinhas, com a família, amigos ou até mesmo em grupos. Atualmente somos uma operadora de turismo especializada em viagens de natureza e uma das únicas que oferecem roteiros personalizados de aventura para o pantanal. Possuímos toda a estrutura de camping e levamos nossos clientes aos pontos mais isolados, fora do circuito tradicional de passeios oferecidos pelas outras empresas! Com isso garantimos alta taxa de observação de animais e experiências inesquecíveis no Pantanal.

Fique ligado

Promoções de pacotes no seu e-mail. Assine já.

Siga-nos.

Eco Adventures Travel no Facebook