Apresentação
Venha descobrir a grande variedade de fauna e flora existente na Floresta Amazônica!
A Floresta Amazônica é um dos destinos mais procurados para a observação de fauna, devido a sua variedade vegetal, hídrica e por possuir uma das maiores concentraçoes de fauna da terra, tendo espécies de animais que ainda nem foram catalogadas pela ciência.
São cerca de 427 espécies de mamíferos, sendo 173 endêmicos, 158 espécies de morcegos, 110 de roedores, cujos representantes mais famosos são a capivara que chega a medir mais de 1 metro e pesar mais de 50 quilos, além da paca e da cutia. Os primatas também são muito numerosos. Há cerca de 81 espécies de macacos classificadas pelos cientistas e continuam ainda sendo descobertos, à razão de quase uma por ano, o que representa um índice alto para a ciência.
Há pelo menos seis espécies de felinos originais como a onça pintada (jaguar), preta (jaguanun), vermelha (puma) e jaguatirica (gato maracajá). Há ainda 4 espécies de veados. A anta é o maior animal da Amazônia, uma mistura de rinoceronte com cavalo. Existe ainda uma espécie de porco do mato, chamado de catitu e o queixada, diferente do porco doméstico, pois possui a calda atrofiada. Também é importante citar os tatus, os tamanduás, os gambás e os preguiça.
As aves são as que mais imprecionam pela diversidade, são cerca de 1.800 espécies de pássaros vivem na Amazônia, dentre os quais se destacam galo-da-serra, uirapuru, flamengo,gavião real, águia, falcão, arara, papagaio e periquito. Boa parte das espécies vive ameaçada de extinção, devido à riqueza de suas plumagens. Além das citadas ainda podemos acrescentar colibri, o sabiá, cardeal, sanhuçu, corrupiao, etc. Cerca de 41,8% das aves brasileiras, que podem ser ali observadas na Amazônia.
No grupo dos répteis destacam-se as cobras (sucuri, a sucuriju e a jibóia, podendo atingir mais de 10 metros de comprimento), os jacarés (jacaré-Açu e o jacaré-tinga), as tartaruga-do-amazonas, o tracajá, o cágado e o matá matá.
Não poderíamos de citar os peixes, cuja a variedade chega a mais de 3000 espécies. Os mais conhecidos são : tucunaré, pirarucu, tambaqui, matrinxa, curimata, carauaçu, pacu, pescada. Jaraqui, piranha, dourado, surubim e sardinha. O tucunaré e o pirarucu são os mais apreciados pela populacão. Também existe na Amazônia o peixe-boi, peixe mamífero. É um peixe raro, estudado pelos cientistas por estar na lista de peixes ameaçados de extinçao. Várias espécies de botos também habitam a Amazônia e constituem atraçoes turísticas em vários hotéis de selva na regiáo, onde domesticados, podem ser alimentados e nadam lado a lado com os turistas.
Para a observação de fauna os destinos são variados e incluem visitas a áreas remotas, como as ilhas existentes ao longo do Rio Negro e do Rio Solimões. As caminhadas na mata primária de terra firme, os passeios a canoa motorizada ou a remo ao longo de furos, lagos e igapós são umas das melhores maneiras para observação de fauna amazônica.
Localização de Observação de Fauna Amazônica
Floresta Amazônica.
Acesso à Observação de Fauna Amazônica
A partir de Manaus e dos hotéis de selva.
Reserva Observação de Fauna Amazônica