Apresentação
Confirma nossos pacotes de turismo que contemplam este passeio na Amazônia.
O Arquipélago de Anavilhanas está localizado a 100 km de distância de Manaus, às proximidades do Município de Novo Airão, no Rio Negro. É um dos maiores arquipélagos de ilhas fluviais do mundo, com cerca de 400 ilhas, abrangendo 350 mil hectares e mais uma área de terra firme, somando ao todo 2.27 milhões de hectares cobertos de floresta virgem formando um verdadeiro labirinto natural, sendo um dos mais belos exemplos de paisagem natural amazônica. A variação cíclica do nível da água pode ocilar em até 10 metros entre os períodos de vazante e enchente, sendo que o período de cheia vai de outubro à março e de seca vai de abril à setembro. No período de seca, a descida das águas revela inúmeras praias de areias brancas e interessantes formações naturais de raízes e troncos.
O arquipélago está inserido no interior de uma unidade de conservação federal que mudou recentemente da categoria de Estação Ecológica para Parque Nacional, incorporando a questão do uso público em seu plano de manejo. O Parque Nacional de Anavilhanas, localiza-se no rio Negro cerca de 40 km acima da cidade de Manaus é administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), com sede no município de Novo Airão.
Localização de Arquipélago de Anavilhanas
Localizado a 100 km de distância de Manaus, às proximidades do Município de Novo Airão, no Rio Negro.
Acesso à Arquipélago de Anavilhanas
A partir de Manaus:
- De carro: Depois de atravessar a ponte sobre o rio Negro, siga pela AM-070 em direção a Manacapuru (86 km aprox.), e depois, em um entroncamento à direita, pela AM-352 em direção a Novo Airão (mais 98 km). As estradas são asfaltadas e as condições são razoavelmente boas o ano todo. Em média, completa-se o trajeto em no máximo 2h30min.
- De barco: Há barcos regionais e lanchas rápidas, que levam de 9 a 3 horas, respectivamente, até Novo Airão.
Reserva Arquipélago de Anavilhanas