Apresentação
Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundou, na Urca, entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, a Cidade do Rio de Janeiro. Neste mesmo local foi erguida a Fortaleza de São João, constituída por três redutos (pequenos fortins também chamados de Baterias) e um grande Forte, o Forte São José, de 1578 – o terceiro forte mais antigo do país. Muitos historiadores dizem que se o Rio de Janeiro existe hoje, foi graças às defesas principais do Forte São José, estrategicamente localizado na entrada da Baía de Guanabara.
Depois de mais de cem anos, o Forte São José está sendo restaurado com apoio da lei Rouanet de Incentivo à Cultura. A restauração do Forte São José será o ponto culminante de um grande complexo turístico-cultural dentro da Fortaleza de São João, que já está recebendo a visitação de escolas interessadas em mostrar aos seus alunos o palco de tantos momentos históricos importantes. Eles podem conhecer a Praça da Fundação da Cidade onde o piso geométrico em pedra portuguesa faz o desenho da Cruz de Malta contornada com fibra ótica, que pode ser observada do Pão de Açúcar ou dos aviões que fazem a ponte-aérea Rio-São Paulo. Ao lado da praça, também receberam iluminação especial as muralhas históricas dos Redutos de San Martinho (de 1565) e San Diogo (de 1618) e o portal da muralha (de 1565) – tombado pelo IPHAN.
Os visitantes podem ainda optar entre conhecer o morro Cara de Cão, considerado Área de Preservação Ambiental pelo IBAMA, ou visitar o Museu do Desporto do Exército, já que a Fortaleza foi o primeiro Centro de Capacitação Física do Brasil. É o local ideal para cariocas e visitantes conhecerem onde aconteceu a Fundação da Cidade, onde tudo começou, e sentir o encanto da História viva que ainda se encontra no local.
Localização de Fortaleza de São João / Forte de São José
Localizada na cidade do Rio de Janeiro.
Reserva Fortaleza de São João / Forte de São José